adidas stan smith

As adidas Stan Smith nasceram nos inícios dos anos 60 e tornaram-se um dos modelos mais populares da marca, fazendo parte da história da adidas.  No entanto, nem sempre foram um modelo popular.

Queres conhecer a história deste modelo?  Vem daí

A história das adidas Stan Smith começa nos anos 60, como já foi referido, quando Horst Dassler, filho de um dos fundadores da marca, ambicionada criar um produto revolucionário. Até então, todas as sapatilhas para ténis (desporto) eram feitas com uma parte superior em canvas, mas o seu criador queria ir mais além e desenvolver o primeiro par em couro, com uma sola branca e uma entressola sintética.

Contudo, nem sempre tiveram este nome, “Stan Smith”. Na altura do seu lançamento, a marca queria que as sapatilhas estivessem associadas ao mundo do ténis, e nada melhor que as associar a um grande jogador da altura, Robert Haillet, chamando-se então “adidas Robert Haillet”. Rapidamente, estas adidas se tornaram o modelo favorito dos jogadores.

Poucos anos após o seu lançamento, em 1971, o tenista retirou-se do mundo do ténis. A adidas precisava então, de associar o modelo a outro grande jogador. Foi então que Donald Dell sugeriu a Dassler um dos seus clientes, um campeão americano, chamado Stan Smith.  

Dos campos de Ténis para a moda casual

adidas stan smithNa década de 80, a tecnologia do modelo Stan Smith começou a desenvolver-se e as sapatilhas começaram a perder popularidade nos campos de ténis. No entanto, começaram a ganhar nome no mundo da moda, visto que eram extremamente versáteis, tornando-as perfeitas para combinar com qualquer outfit.

Para teres uma noção, em 1994 já tinham sido vendidos mais de 23 milhões de pares em todo o mundo.

No ínicio do século XXI, a adidas lançou as Stan Smith II. Esta era a versão com a língua mais grossa, mais enchimento no calcanhar e não tinham o retrato do tenista.

Em 2011, este modelo, tem um regresso bombástico, por serem procuradas por grandes nomes da moda. No entanto, neste mesmo ano, a marca queria uma mudança, e por isso, entre 2012 e 2013 não foram produzidas adidas Stan Smith. Claro que isto foi uma jogada de marketing de génio. A marca sabia que retirar este modelo do mercado na altura em que era mais procurado, criaria um desejo  e até uma necessidade, no consumidor.

Em janeiro de 2014, o modelo voltou a ser produzido. Para criar mais borburinho no relançamento das Stan Smith, imensas celebridades receberam sapatilhas personalizadas.

É impossível negar o impacto que este modelo teve no mundo da moda e nos amantes de calçado. É um must have em qualquer coleção porque, além de serem confortáveis, são umas sapatilhas que podem ser combinadas literalmente com qualquer outfit.

adidas stan smith

Agora que já sabes toda a história das adidas Stan Smith, o que achas? Ainda vale a pena comprar adidas Stan Smith em 2024?

Na nossa opinião, super vale a pena. Enumeramos várias razões ao longo deste post, mas vamos-te relembrar. São confortáveis, versáteis, estilosas e estão disponíveis em imensas cores, o que é ótimo, porque quando estiveres cansad@ de usar numa cor, podes sempre optar por outra.

Vê todas as adidas Stan Smith que temos para ti. Para Homem, Mulher e Criança.

 

Gostas-te deste post?

Diz-nos nos comentários

João Carvalho
Etiquetado: Adidas Stan Smith